Relactação Funciona?

A Relactação funciona?

23 de novembro de 2017 , In: Maternidade , With: No Comments
0
Começo esse post com a ajuda da Revista Crescer para explicar “O que é Relactação?”

“A Relactação é uma técnica utilizada na amamentação para estimular a produção de leite ou complementar a alimentação do bebê, quando, por algum motivo, a mãe não pode ou não consegue amamentar naturalmente.”

Como funciona a Relactação?

Relactação - Mama Tutti

Relactação – Mama Tutti

O processo é simples: uma sonda é acoplada a um recipiente que contenha leite – de preferência o materno, mas como nem sempre isso é possível, também é indicado utilizar uma fórmula adequada. A ponta da sonda é fixada ao seio materno, junto ao bico, como um canudinho, para que o bebê sugue os dois ao mesmo tempo. Geralmente, o recipiente com o leite, que pode ser uma espécie de bolsa como essas utilizadas para o soro nos hospitais, fica no alto e pode ser apoiado sobre o ombro da mãe para ajudar o líquido a descer com mais facilidade, e também há kits no mercado como o Mama Tutti. Assim, enquanto o bebê suga o seio da mãe, também recebe o leite que sai pelo cânulo. Essa sucção estimula a produção do leite materno.

Minha experiência com a Relactação

Desde o meu primeiro filho , infelizmente tive problemas com a amamentação. Com 21 dias meu filho Arthur não tinha ganhado nada de peso, e a pediatra me aconselhou a começar a complementar a alimentação com fórmula. Na época eu estava passando por uma mudança de cidade, muito estresse e também não sabia que existiam outras alternativas para a amamentação. Introduzi a mamadeira e alternava com as mamadas, mas com 2 meses e meio de idade, ele rejeitou o meu peito. Nesse dia chorei muito, fiquei arrasada, me sentindo uma mãe incompleta, me culpando por não ter condições de amamentar o meu filho. Pensei que a culpa era da minha vaidade porque coloquei silicone, embora meu marido seja Cirurgião Plástico e me afirme sempre que o silicone definitivamente não atrapalha a amamentação. Pensei em mil motivos e senti culpa por não ter conseguido, já que eu sempre ouço que TODA MULHER PODE AMAMENTAR! (eu discordo!)

Relactação Funciona?

Segundo filho

Agora, com o meu segundo filho, embora eu tivesse me prometido que não sofreria mais com isso, a saga da amamentação continua… Me preparei para amamentar, mas logo nos primeiros dias já senti a dificuldade, não pelo bebê ou pelo bico do peito, pois ele é super enérgico, tem uma pega boa, mas pela quantidade do leite. Ele passava mais de uma hora no peito, mas estava sempre chorando, muito irritado, e não conseguia ficar mais de uma hora dormindo… Sei que bebês dão trabalho, não dormem muito, mas eu já sabia que tinha algo errado, pois já vivi  essa experiência. E sinceramente, todos os meus medos e  sentimentos de culpa vieram à tona novamente (mesmo sabendo que estou fazendo tudo o que posso).

Mas dessa vez estou fazendo diferente. Pedi ajuda a pediatra dele, que me passou alguns fitoterápicos, Chá da mamãe, também pediu que eu bebesse muita água e que não me estressasse pois o estresse corta o leite. Como? Ficar calma? Tentei, mas até hoje não consigo deixar de pensar nisso… Então resolvi procurar ajuda especializada e entrei em contato com a CALMA, uma assessoria de aleitamento materno aqui em Salvador. Recebi em minha casa a visita de uma enfermeira, Anara, que eu simplesmente adorei. Ela tirou minhas dúvidas, viu que tudo estava certo com o bebê, que eu tenho leite e também me orientou a fazer a relactação.

A Relactação funciona?

A resposta é SIM, graças a esse processo tenho conseguido amamentar o meu pequeno.

Todo mundo vai conseguir amamentar com esse processo? EU acredito que não, mas acredito que vale muito a pena tentar.

Infelizmente não consegui aumentar a minha produção de leite a ponto de amamentar Heitor exclusivamente com leite materno. Estou usando o Simylac para complementar, e uso a sonda para alimentar o meu bebê com a fórmula, ou com o leite que consigo ordenhar, alternando com as mamadas. É preciso dizer que não é um processo fácil. Muitas vezes o meu bebê fica irritado, porque a sonda sai da boquinha dele e eu não consigo reposicionar…aí ele fica cansado e dorme sem ter conseguido sugar a fórmula. Mas muitas vezes ele suga tudo e dorme feliz.

Uma das coisas que mais me dói e me irrita nesse momento são os discursos e julgamentos… Tenho vivido na pele o desejo de amamentar e não conseguir… eu realmente não acredito que toda mulher consiga amamentar. Produzir leite é uma coisa, produzir leite suficiente para atender a demanda de um bebê de forma exclusiva é outra.

Enfim… Hoje Heitor já está com 02 meses, e confesso que não acredito que irei mais conseguir amamentá-lo exclusivamente, mas agradeço a Deus o tempo que eu puder prolongar esse contato. A minha vontade é de continuar esse processo até pelo menos os 06 meses… espero conseguir! Acredito que todo o esforço vale a pena quando vejo a carinha de amor e felicidade do meu bebê!

 

Luana Trindade

Sou Mãe, Publicitária, Especialista em Marketing Digital, Empreendedora, “Metida a Chef”, enfim, mil e uma utilidades. Sou uma otimista de plantão, apaixonada por pessoas e pela vida!

There are no comments yet. Be the first to comment.

Deixe um comentário

Luana Trindade

Publicitária e Mãe

Sou Mãe, Publicitária, Especialista em Marketing Digital, Empreendedora, "Metida a Chef", enfim, mil e uma utilidades. Sou uma otimista de plantão, apaixonada por pessoas e pela vida!

Facebook

Instagram

Categorias

Confeitaria de valor